quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Os descaminhos da bem-aventurança: um estudo da concepção de crise paradigmática de Boaventura de Sousa Santos

 
Resumo: Uma das opiniões mais respeitadas no debate sobre a crise paradigmática é a de Boaventura de Sousa Santos. O sociólogo português afirma que a crise paradigmática teria sua origem no modelo de racionalidade da modernidade e que seria profunda e irreversível, não se limitando a ciência e estendendo-se por todo o conjunto de instituições da modernidade. O objetivo central desta pesquisa é avaliar a concepção de Santos sobre a crise paradigmática sociológica enquanto ideologia, isto é, enquanto ação orientada para a resolução de conflitos sociais. Isto exige uma análise que, além do aspecto gnosiológico, trate de maneira articulada os parâmetros socioeconômicos e dos principais movimentos políticos e científicos envolvidos no momento histórico de sua produção e reprodução, apurando, assim, o seu grau de compreensão da realidade. Neste sentido, caracterizando preliminarmente a teoria de Santos, é possível avaliar alguns pontos importantes. O primeiro deles é o destacado idealismo contido em suas formulações, entendendo por isso a importância que o autor atribui a certas formulações sobre o real em detrimento da própria realidade que ele pretende demonstrar. Santos propunha, desde o início, uma avaliação crítica da realidade, especialmente sobre os desdobramentos da ciência no período entre as décadas de 1960 e 1970, tentando constituir uma linha de estudos que tratasse desse campo específico sem deixar de considerar os aspectos e fatores exteriores à sua constituição e legitimação internos. Seria claro, então, que ele seguisse em sua argumentação pela avaliação dos aspectos sociais, políticos e econômicos, tal como ele mesmo sugere, remetendo à importância de Marx. Mas o que ocorre em seguida é o contrário. Suas análises recaem de maneira bastante intensiva sobre questões epistemológicas, relegando os aspectos exteriores à ciência em si a outra dimensão analítica, mais empobrecida em análise. Considerando a sua resposta à crise, o idealismo pode se tornar um obstáculo às suas pretensões emancipatórias. Coloca-se esta questão em aberto, no campo da possibilidade, pois que a análise precisa ser mais aprofundada para avaliar de maneira adequada suas tendências. Ora, um pensamento que pretende combater a indolência da razão moderna não pode cometer o mesmo pecado, desprezando de antemão um tipo de conhecimento que, por mais que se considere obsoleto em suas respostas e dogmático em sua defesa, não deixa de ser expressão humana consciente de uma tentativa de intervenção na realidade. Aceitar os procedimentos de Santos significa negar outro conjunto de teorias, caracterizando um conflito de ideias. A solução para esse conflito não pode estar no fechamento de determinado grupo numa rodada interna de debates. É possível, a partir disso, suspeitar que a origem dos conflitos na batalha das ideias não reside no aspecto retórico, expositivo das próprias formulações ideais. Estas não deixam de ser manifestações claras desse conflito, mas não passam disso, manifestações que são expressam de um conjunto maior de determinações que não se apresentam de imediato às pessoas. A origem destas determinações é algo que está fora do alcance da teoria de Santos, justamente por seu caráter idealista, promotor de uma solução que tende a se fechar em si mesma, renegando aspectos históricos cruciais em detrimento da apresentação e desenvolvimento de sua própria teoria. E tudo isso, deve-se enfatizar, sem que isso seja a real intenção de Santos.

Palavras-chave: Boaventura de Sousa Santos; crise paradigmática; epistemologia; ideologia; pós-modernismo; metodologia.

Abstract: One of the most respected opinions on the paradigmatic crisis debate is the one of Boaventura de Sousa Santos. The Portuguese sociologist affirms which the paradigmatic crisis would have your origin in the model of modern rationality and that it would be deep and irreversible, if not limiting the science and extending for the whole group of institutions of the modernity. The central objective of this research is evaluate the conception of Santos on the paradigmatic crisis while ideology, that is, while action guided for the resolution of social conflicts. This demands analyses which, besides the gnosiologic aspect, treat in an articulate way the socioeconomic parameters and the main political and scientific movements involved in the historical moment of your production and reproduction, thickening, like this, your degree of understanding of the reality. In this sense, characterizing preliminarily Santos theory, it is possible to evaluate some important points. The first of them is the outstanding idealism contained in their formulations, understanding for that the importance which the author attributes to certain formulations on the real to the detriment of the own reality that he intends to demonstrate. Santos proposed, since the beginning, a critical evaluation of the reality, especially on the unfolding of the science in the period among the decades of 1960 and 1970, trying to constitute a line of studies to treat of that specific field without leaving of considering the aspects and external factors in your intern constitution and legitimation. It would be clear, then, that he proceeded in his argument for the evaluation of social, political and economic aspects, just as him same he suggests, sending to Marx's importance. But what happens soon afterwards is the opposite. Their analyses relapse in a quite intensive way on epistemological subjects, relegating the external aspects of the science in another analytical dimension, more impoverished in analysis. Considering his answer to the crisis, the idealism can become an obstacle to their emancipation pretensions. This subject is put in open, in the field of the possibility, because that analysis needs to be more deepened for evaluating in an appropriate way their tendencies. Now, a thought that intends to combat the indolence of the modern reason cannot commit the same sin, despising a knowledge type beforehand that, no matter how much it is considered obsolete in their answers and dogmatic in your defense, it doesn't stop an expression of human being conscious towards an intervention attempt in the reality. Accept the procedures of Santos mean to deny another group of theories, characterizing a conflict of ideas. The solution for that conflict cannot be in closing certain group in an internal debate round. It is possible, starting from that, to suspect which the origin of the conflicts in the battle of ideas doesn't live in the rhetorical aspect, expository of the own ideal formulations. These don't stop being clear manifestations of that conflict, but they don't pass of that, manifestations that you/they are express of a larger group of determinations than they don't introduce to the people immediately. The origin of these determinations is something that is out of the reach in Santos theory, exactly for your idealistic characteristic, promoter of a solution which tends closing in itself, renouncing crucial historical aspects to the detriment of the presentation and development of your own theory. And all this, it should be emphasized, without that is to real intention of Santos.

Keywords: Boaventura de Sousa Santos; paradigmatic crisis; epistemology; ideology; postmodernism; methodology.
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arquivo em PDF
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BELLI, Rodrigo Bischoff. Os descaminhos da bem-aventurança: um estudo sobre a origem e os desdobramentos da concepção de crise paradigmática de Boaventura de Sousa Santos. Dissertação de Mestrado. Orientadora: Fátima Aparecida Cabral. Marília: Unesp/Ciências Sociais, 2012. 151 f.
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