quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Michel Foucault sem espelhos: um pensador proto pós-moderno


Resumo: Distinta da maioria dos estudos que se recusam a tomar Michel Foucault como um autor sistemático, esta tese busca elucidar a existência de um projeto teórico-político foucaultiano coerente e demonstrar que este pode ser caracterizado como proto pós-moderno. Mesmo não contendo explicitamente os argumentos pós-modernistas tão em voga na produção acadêmica e cultural da virada do século XX para o XXI – tais como a defesa de uma transição paradigmática societária e epistemológica, a celebração do sujeito descentrado, o apelo a um novo irracionalismo, a ênfase no caráter retórico da verdade, etc. –, sua obra, antecipa, em mais de uma década, o duplo caráter regressivo da lógica cultural do capitalismo tardio. Foucault foi o pensador mais autêntico e importante de seu tempo. Precursor de uma espécie de um novo irracionalismo, um irracionalismo que encarna aspirações progressistas e de esquerda, o filósofo francês realizou com muito mais êxito aquilo que muitos pensadores de sua geração, e até anteriores a ela, intentaram: uma desconstrução racional da Razão moderna e a formulação de uma proposição política transgressiva viável à intervenção social de uma esquerda que no pós-68 passa a descrer do socialismo, mas se põe numa postura rebelde e transgressiva contra o sistema. Tanto por seu conteúdo quanto pelo papel que desempenha nas lutas de classes, sua obra pode ser lida como uma atualização do legado nietzscheano. Sob a luz da crítica lukacsiana à filosofia de Nietzsche, o projeto foucaultiano pode ser concebido, a despeito de todos os seus deslocamentos temáticos, conceituais e metodológicos, como uma resposta reacionária à fase mais desenvolvida da dialética de sua época. O principal alvo do sistema teórico-político de Michel Foucault é o núcleo revolucionário produzido pela etapa progressista do pensamento filosófico do século XX (o humanismo, o historicismo, a Razão dialética), cuja expressão mais madura se encontra na racionalidade crítico-dialética. É justamente aí que repousa o conservadorismo da sua obra e a sua afinidade com o pensamento libertário hegemônico, na atualidade, auto-intitulado pós-modernismo de contestação ou inquietação.

Palavras-chave: Foucault, irracionalismo, pós-estruturalismo, pós-modernismo, anti-humanismo

Abstract: Distinctly from the majority of studies that refuse to take Michel Foucault as a systematic author, this thesis seeks to elucidate the existance of a coherent Foucaultian theoretical-political project, and to demonstrate that this may be characterized as proto postmodern. Although his work does not contain explicitly postmodernist arguments so present in the cultural and academic production in the turn of the 20th to the 21st century – such as the defense of a paradigmatic societal and epistemological transition, the celebration of the decentered subject, the appeal to a new irrationalism, the emphasis on the rhethorical character of the truth, etc. –, it anticipates, in more that one decade, the double regressive character of the cultural logic of late capitalism. Foucault was the most authentic and important thinker of his time. The forerunner of a type of new irrationalism, an irrationalism that embodies leftist and progressive aspirations, the French philosopher realized much more successfully what many thinkers of his generation and even some of the previous one attempted to: the rational deconstruction of modern Reason and the formulation of a transgressive political proposition feasible to the social intervention of a left-wing who, in the post-68 period, begins to fail to believe in socialism, but still has a rebel and transgressive stance towards the system. Both due to its contents and to the role it plays in class struggles, his work can be read as an uptade of the Nietzchean legacy. In the light of the Lukacsian criticism to Nietzsche’s philosophy, the Foucaultian project might be conceived, despite all its thematic, conceptual and methodological movements, as a reactionary response to the most developed phase of his time’s dialectic. The main target of Michel Foucault’s theoretical-political system is the revolutionary nucleus produced by the progressive stage of the 20th century philosophical thought (humanism, historicism, the dialectic Reason), whose more mature expression can be found in the critical-dialectical rationality. It is exactly where it lies the conservatism of his work and its afinity with the hegemonic libertarian thought, nowadays, self-denominated as postmodernism of contention or unquietness.

Keywords: Foucault, irrationalism, post-structuralism, postmodernism, anti-humanism.
= = =
arquivo em PDF
= = =
RODRIGUES, Mavi. Michel Foucault sem espelhos: um pensador proto pós-moderno. Tese de Doutorado. Orientador: José Paulo Netto. Rio de Janeiro: UFRJ/ESS, 2006, 252 p.
= = =

Nenhum comentário:

Postar um comentário